Jerônimo Rodrigues e Ahmed Hussen. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Na última quinta-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu Ahmed Hussen, ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, em visita no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, em Salvador. O encontro buscou fortalecer as relações econômicas, sociais e a expansão de negócios entre o país americano e a Bahia, nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome.

O mercado baiano já tem relações com o país, já que o Estado exporta bulhão dourado e minérios de níquel e importa cloreto de potássio do Canadá, assim como conta com empreendimentos com capital de origem e empresas de mineração no território. “Apresentamos um rol de empresas que já atuam na Bahia, com capital canadense, no setor de mineração e nos colocamos à disposição para trabalhar com outras frentes, como energias renováveis e direitos humanos”, explicou Jerônimo.

No âmbito educacional e cultural, as universidades baianas têm parcerias com instituições canadenses, promovendo programas de intercâmbio e pesquisa conjunta. Além disso, a Bahia e o Canadá valorizam temas como igualdade racial e de gêneros. Ambos os governos buscam a reconciliação com povos indígenas, reconhecendo terras e preservando a cultura.

“Fico muito feliz por estar aqui, na Bahia, e poder estreitar relações comerciais em um lugar que possui os mesmos valores e aspirações que nós. Foi muito bom encontrar um lugar tão bonito e rico culturalmente. Estou impressionado com a quantidade de parcerias que podemos desenvolver. O setor privado do Canadá tem muitos fundos para serem investidos aqui. Serão ganhos de desenvolvimento econômico significativos”, declarou Ahmed Hussen.

Reunião entre Governo da Bahia e Ahmed Hussen. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify