Durante o fim de semana as ruas do Candeal, em Salvador, receberam a 6ª edição do Festival de Artes Urbanas, Candyall e Tal. O evento movimentou moradores do bairro, alunos e ex-alunos da Pracatum, idealizadora e organizadora do festival. Nos dias 7 e 8 de dezembro, as ruas e espaços icônicos do bairro, como a Bica, Zé Botinha, Beco do Bitt e Praça das Artes, estiveram repletos de atrações musicais, oficinas criativas, gastronomia, entre outras atividades.
No sábado (7), a partir das 16h30, o projeto Camerata OSBA ficou responsável pela abertura do evento, seguido da Roda de Timbau do Candeal e do CDL, que receberam Mc Max e Nanamoa. O Praça´Sons, grupo formado por alunos e ex-alunos da Pracatum, agitaram o público, e no fim da tarde o Samba e Suor tomou conta das ruas. Formada por formada por Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafael Jardim, a Ópera-Buffa recebeu a banda Bitgaboott, criada no bairro por Boghan Gaboott e Leo Bitbit, para encerrar a programação.
A animação continuou no domingo (8), começando com apresentação do grupo de samba Swing On, seguindo com o arrastão das Sambadeiras e a banda Off Scala, que abriu os caminhos pelas ruas do bairro. A percussão e ritmo ficaram por conta da Pracatum Tambô, regida pelo professor José Izquierdo, enquanto a DJ Belle transformou as ruas em pista de dança, as Filhas do Som promoveram um segundo um arrastão, e encerrando com a banda Bitgaboott, que recebeu os ex-Timbalada Xexéu e Patrícia. Na Praça das Artes, a dança entrou em foco com as apresentações do Ballet Adeprocam e da Cia Mistura. Através da Feira de Artesanato, o evento reuniu a produção local e de outros territórios.
A gastronomia também não ficou de lado, com destaque pela culinária baiana e as deliciosas comidinhas de rua, era impossível resistir ao Acarajé da Mel, Abará do Denys, Espetinho de Eliane, Caldo e Mais e a Hamburgueria Artesanal 53 Pra Você, além dos pratos regionais e famoso feijão do Bar Du Kabaça. “O Candyall e Tal é a celebração da coletividade e ancestralidade da comunidade do Candeal. Fomenta a economia local, promove o turismo e mostra a efervescência cultural da sua gente”, destaca Selma Calabrich, diretora executiva da Pracatum.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify