Fiorella Mannoia. Foto: Francesco Scipioni.

A cantora italiana Fiorella Mannoia, que acabou de lançar seu mais novo álbum Padroni di Niente, na Europa, é a convidada especial do 3º episódio do Sarau do XVIII que será exibido no próximo dia 1º de fevereiro, às 19h30, no canal da República AF, no YouTube.

Neste episódio, intitulado Orikis, a intérprete vai cantar e recitar poemas que reverenciam os Orixás. As gravações foram feitas no estúdio que a cantora mantém em sua casa, em Roma. O programa, que é conduzido por Aninha Franco, que também assina o roteiro, e tem direção de Rita Assemany, vai contar ainda com as participações da percussionista Mônica Millet, neta de Mãe Menininha do Gantois e de outros convidados.

O projeto, que estreou com o Sarau da Saudade, com participação de Maria Bethânia, vai apresentar 12 registros dos mais de 100 saraus apresentados pelo Theatro XVIII entre os anos de 1997 e 2010, reeditados e adaptados para a plataforma digital de vídeo.

A ligação de Fiorella com a Bahia é antiga. Ela é madrinha do Projeto Axé, ONG fundada em 1990 em Salvador pelo também italiano Cesare de Florio La Rocca. Além disso, já gravou com Cateano Veloso, Gilberto Gil e Carlinhos Brown e tem um apartamento na praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho.