Joca, o Golden Retriever de João Fantazzine. Foto: Reprodução/Instagram

Na última segunda-feira (22), um cachorro da raça Golden Retriever chamado Joca, de cinco anos, foi encontrado sem vida após o desembarque no Aeroporto de Guarulhos. O ocorrido se deu após um erro na operação da GOLLOG – empresa de transporte de cargas da Gol Linhas Aéreas – e acarretou em um tempo de viagem maior do que havia sido recomendado.

Joca deveria ter sido transportado de São Paulo para Sinop (MT), mas acabou sendo enviado para Fortaleza, devido a uma falha operacional da GOLLOG. Após o desembarque na capital cearense, o erro foi notado e o cão foi levado de volta para Guarulhos, onde chegou sem vida.

De acordo com João Fantazzini, tutor de Joca, o veterinário havia atestado que o cão teria condições de suportar uma viagem de duas horas e meia. Entretanto, o traslado entre as duas cidades, além do tempo de espera em Fortaleza, somaram oito horas de permanência do animal dentro de um avião.

A família do dono de Joca alega que o cachorro teria ficado dentro da caixa transportadora durante todo este período, com acesso precário à água e qualquer forma de alimentação, após analisarem as imagens cedidas. “Eles colocam água em um negocinho que o cachorro tem que passar a língua para tirar água. Um cachorro daquele tamanho, com 47 quilos, não dá para acreditar nisso. Aí eles colocaram o cachorro de volta sem nenhuma avaliação, sem nenhum veterinário examinar o animal”, comentou Márcia Martin, mãe de João, em entrevista para o portal G1.

João havia viajado de São Paulo para Sinop, mas ao receber a notícia do erro operacional, optou por voltar para a capital paulista, onde aguardaria a chegada de Joca, já que o cão iria retornar para o ponto de partida.

Em nota, a GOL Linhas Aéreas lamentou o ocorrido e relatou estar oferecendo o suporte necessário para o dono de Joca e sua família. A companhia também alegou que o cachorro recebeu cuidados da equipe da GOLLOG durante o período em Fortaleza e que “foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave”. Além disso, a empresa revelou que “logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal”.

Joca e seu dono, João Fantazzine. Foto: Reprodução/Instagram

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify