Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE Capoeiragem) vai realizar uma ação com crianças e adolescentes participantes do Capoeiragem Mirim, projeto, patrocinado pela Braskem, que promove uma imersão em estudos e práticas da capoeira de forma gratuita. O evento promoverá um batizado e troca de graduações neste sábado (19), das 15 às 17h, no Phoc III, Camaçari.
A ocasião, também contará com a presença da Bateria Sustentável Capoeiragem Mirim – apresentação musical de instrumentos de capoeira fabricados pelos participantes a partir de materiais recicláveis. O evento começa na quadra com a apresentação da Bateria Sustentável e vários pontos de jogos simultâneos reunindo os 100 jovens participantes do projeto. Após a roda de capoeira, começa o ritual de graduação e titulação de monitores juvenis – jovens que ajudam os mestres nas aulas e buscam construir carreira dentro da capoeira.
“A capoeira é a representação imaterial da resistência de um povo que teve gingado para se esquivar da opressão; opressão dos senhores de engenho no Brasil colonial, opressão da polícia no período em que a arte era contravenção, incluída no Código Penal de 1890 (até ser declarada pelo presidente Getúlio Vargas como esporte verdadeiramente nacional) e a opressão do racismo e da desigualdade que permanecem hoje como sequelas desse passado violento”, disse mestre Balão, fundador do CTE e criador da Capoeiragem Mirim.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.