Festival Caju de Leitores. Foto: Paulo VP.

De 4 a 7 de setembro, será realizado o 2º Festival Caju de Leitores, um evento de valorização da escrita e da cultura indígena que acontecerá na Oca Tururim, na Aldeia Xandó, Terra Indígena da Barra Velha, vizinha de Caraíva, distrito de Porto Seguro, no Sul da Bahia. O festival promove o conhecimento sobre os povos originários por meio de atividades como rodas de conversas, contação de histórias, danças, grafismos e ilustrações.

“A importância da arte originária, da continuidade das tradições, a publicação de suas histórias e a inserção de artistas indígenas no mundo da literatura e das artes visuais são ferramentas que colaboram na visibilidade das lutas e resistências dos povos indígenas”, ressalta Joanna Savaglia, organizadora do festival. 

Ao longo da sua programação, o evento recebe autores como o escritor, professor e ativista indígena Daniel Munduruku, que está atuando na novela da Globo “Terra e Paixão”, a escritora, cordelista, terapeuta holística, Auritha Tabajara; e a poeta, escritora e pesquisadora de literatura indígena, Trudruá Dorrico que serão recepcionados pelo escritor e líder indígena Sairi Pataxó.

O festival ainda terá a participação da artista plástica, professora e ilustradora Arissana Pataxó; o professor indígena e mestrando em Linguística e Línguas Indígenas, Awoy Pataxó; artista plástico, comunicador, modelo fotográfico, Janaron Uhây Pataxó, ex-participante do reality show “No Limite”.

Festival Caju de Leitores. Foto: Leo Barreto.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.