Carlinhos Brown
Carlinhos Brown. Foto: Ulysses & Crew.

A “Lavagem da Madeleine”, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, chegou à sua 23ª edição, levando a cultura brasileira às ruas de Paris, com apresentação de Carlinhos Brown. Neste domingo (15), cerca de 100 mil franceses, brasileiras e brasileiros, pessoas de diferentes nacionalidades, misturaram-se nas ruas da capital francesa ao ritmo dos atabaques, em uma imersão nas culturas do Brasil, por meio da música, dança e espiritualidade. O ponto alto do evento aconteceu na “Place de La République”, no Centro da cidade. 

Para o idealizador do evento, Robertinho Chaves, que há mais de duas décadas encanta Paris com sua arte, a Lavagem é muito mais do que uma festa, é uma resistência e uma mensagem de luta. “É um evento que retrata um Brasil afrodescendente, um Brasil que está além do samba; traz o maracatu, a capoeira e diversas expressões culturais brasileiras. É um movimento de resistência, que reivindica a paz e a  liberdade, contra a intolerância religiosa, o racismo e o preconceito”, disse.

“Estou desde o início e já participei inúmeras vezes. Este ano, em especial, compus em francês, com ajuda de Roberto Chaves, em homenagem às três Madalenas: a Santa Madalena, a minha filha Mada e a minha mãe Madalena. Um encontro lindo, que tal como outras lavagens, acontece por motivo de agradecimento espiritual. Me sinto honrado por ser convidado e poder desfilar com meu trio mais uma vez”, ressaltou Brown. 

Lavagem de Madeleine
Lavagem de Madeleine. Foto: Ulysses & Crew.