Carlinhos Brown. Foto: Fernando Torquato.

Nesta quinta-feira (11), Salvador celebrará a Lavagem do Senhor do Bonfim, uma das mais tradicionais festas do calendário popular da cidade. Com isso, Carlinhos Brown voltará a puxar o grande cortejo junto ao Zárabe, projeto que toca desde 1995 em homenagem à cultura muçulmana presente na formação étnica e cultural da África árabe. O arrastão sairá da Conceição da Praia, logo após a saída do cortejo oficial com as baianas, em direção à Colina Sagrada.

Brown fala da importância da festa em sua história e a relevância para a cidade. “Assim como o Sírio de Nazaré, a festa do Senhor do Bonfim, regado a uma lavagem, comemora no Brasil toda a força da sua espiritualidade católica, sendo a festa na colina uma expressão que totaliza o sincretismo e a miscigenação que une a Deus. Já frequento há mais de 50 anos, foi lá que dei meus primeiros toques percussivos e conheci as pessoas que mudaram a minha vida, como Mestre Pintado do Bongô, Batatinha, Riachão, Panela, Miriam Batucada, Claudete Macêdo, Firmino de Itapuã, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil“, comenta. Foi lá também que o Cacique do Candeal começou os primeiros toques da Timbalada, do Vai Quem Vem, e criou Os Zárabes.

“Gostaria de exaltar que a festa do Bonfim é também uma celebração muçulmana, que acontece num período próximo ao Ramadã, onde todos nós nos vestimos de branco, e essa herança se estende para toda sexta-feira. Sou grato ao Pai Oxalá, sou grato ao Senhor do Bonfim e sou grato à Bahia por ter nascido envolto de tanta fé, de tanta religiosidade, tantos caminhos que nos levam a Deus. Estarei lá como devoto, fazendo a minha parte, e todos estão convidados”, convoca Brown.

ZÁRABES EM 2014 NAS RUAS DE SALVADOR. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.