Carnaval de Salvador. Foto: Manu Dias.

A maior festa de rua do planeta está prestes a conquistar um novo reconhecimento. O Carnaval de Salvador, conhecido por sua grandiosidade, diversidade e força econômica, pode ser oficialmente declarado manifestação da cultura nacional. A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 4.191/2023, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que concede esse título simbólico e institucional à folia baiana.

A proposta foi aprovada de forma terminativa, o que significa que segue direto para a sanção presidencial — a menos que haja um pedido para votação em Plenário. O relatório da senadora Jussara Lima (PSD-PI), apresentado em plenário pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), defende que o Carnaval de Salvador é mais do que entretenimento: é uma expressão cultural profunda da identidade brasileira.

“Valorizar essa manifestação é reconhecer a força de uma cultura que movimenta pessoas, histórias e economias”, afirma Jussara. O projeto destaca o papel social e econômico da festa. Em 2025, a Bahia recebeu mais de 3,5 milhões de turistas no período carnavalesco, sendo 850 mil apenas na capital. A movimentação financeira ultrapassou R$ 7 bilhões, superando os números de 2024 e anteriores à pandemia.

A presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), comemorou a aprovação com bom humor, fazendo referência à tradicional disputa entre os carnavais nordestinos. “Meu primeiro projeto aqui foi semelhante, sobre o carnaval de Pernambuco. Ao invés de Pernambuco copiar a Bahia, vou dizer que agora foi a Bahia que copiou Pernambuco. Somos todos manifestações da cultura nacional”, disse, rindo.

Carnaval de Salvador. Foto: Joka O. Gueiros.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify