
Nesta quarta-feira (26), a folia baiana receberá um reconhecimento por valorizar a música e os compositores que têm seus hits tocados durante a festa. Em cerimônia, a superintendente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Isabel Amorim, vai entregar o Selo de Reconhecimento e placa comemorativa para o Carnaval de Salvador. Na ocasião, ainda será assinado o Termo de Responsabilidade e Promessa de Pagamento, documento no qual a Saltur firma seu compromisso com o pagamento dos direitos autorais de execução pública de música dos eventos carnavalescos promovidos por ela.
O Selo contempla a adimplência dos shows e trios elétricos que se apresentarão nos circuitos Barra/Ondina, Avenida e em palcos de bairros da cidade no Carnaval deste ano. Para garantir a distribuição dos direitos autorais provenientes do pagamento efetuado pela Saltur, o Ecad receberá da entidade os roteiros musicais dos shows e trios elétricos programados e também fará a gravação dos diferentes eventos que acontecerão na cidade. A estimativa é ter, em média, 200 horas de shows gravados por dia.
“Salvador é considerada uma das capitais do Carnaval e é muito emblemático o reconhecimento da importância da música e dos criadores musicais nesse evento. A tradição carnavalesca, aliada à valorização dos criadores musicais, fortalece a cadeia produtiva da música baiana. A Bahia é uma potência cultural e de entretenimento e é protagonista na arrecadação de direitos autorais de música no Brasil nessa época do ano. Espero que o Carnaval de Salvador sirva de exemplo para outras administrações municipais e estaduais”, conta Isabel Amorim.
Estarão presentes na cerimônia a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos; o Presidente da Saltur, Isaac Edington; o Diretor Financeiro da Saltur, Pedro Rodamilans; além de representantes das associações de música, compositores e artistas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify