Carnaval de Salvador. Foto: Fernanda Maia

Para o Carnaval 2025, a Fecomércio BA estima que o desempenho do Comércio e Turismo deve crescer 10% em relação ao ano passado, resultando em uma movimentação de R$ 4,5 bilhões. Esse crescimento está associado a melhor condição econômica das famílias, com mais emprego, renda e crédito, além do efeito calendário, com a folia caindo no mês de março.

Segundo o levantamento, a maior parcela será movimentada no Comércio Varejista, de 4,1 bilhões de reais, somando os setores que possuem vínculo direto com a festa de rua, como supermercados e vestuário. “Para o primeiro, a movimentação é grande tanto pelo lado dos consumidores, quanto por parte dos empresários que vão abastecer os estoques de alimentos e bebidas para eventos, hotéis etc”, afirma Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA.

Quanto ao Turismo, a movimentação estimada para o período é de 400 milhões de reais em setores ligados diretamente com o setor, como alojamento, transporte rodoviário interestadual, agências de turismo e locadoras de veículos. Além disso, a Bahia tem se destacado em relação ao aumento de voos com chegadas nos principais aeroportos, Salvador e Porto Seguro, potencializando o número de turistas e os gastos com o próprio turismo e com o comércio local. “Evidentemente, há um volume grande nesta época do ano de serviços de traslados, passeios que, por limitação técnica, não estão incluídos no montante do estudo”, acrescenta Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio BA.

Carnaval de Salvador
Carnaval de Salvador. Foto: Tiago Jr.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify