Carol Barreto. Foto: Ana Reis.

Nesta segunda-feira (11), a designer, professora e pesquisadora baiana, Carol Barreto, iniciará o pré-lançamento do seu novo livro, com pré-venda já disponível nas livrarias on-line. “Modativismo: quando a moda encontra a luta”, passa em revista a trajetória do movimento, criado por ela há 10 anos, com o propósito de provocar o debate sobre a conexão entre moda e justiça social. A partir do dia 26 de março, a obra vai chegar às prateleiras das lojas físicas. Além disso, entre abril e maio, ela cumprirá uma agenda de lançamentos em Salvador, Recife, Santo Amaro-BA e São Paulo.

Em quatro capítulos, o livro aborda questões que giram em torno de conceitos como cultura e moda afro-brasileira. Assim, jogando luz sobre práticas do mercado nacional e apontando como a moda se impõe historicamente como instrumento de exclusão e produção de estereótipos. Na obra, também está presente a trajetória do movimento Modativista e seu papel no enfrentamento ao racismo estrutural por meio da criação artística.

“O que quero provocar é a construção de uma moda que não seja valorada apenas pela sua materialidade, na produção de vestuário e seu comércio, mas pelo legado imaterial e, como consequência, pelo seu potencial de transformação social”, explica Carol. A escritora também reserva o protagonismo para mulheres negras envolvidas no processos criativos da moda, posicionando, dessa forma, as intelectualidades mental e manual no mesmo patamar de relevância.

Por fim, o livro conta com curadoria da criadora, apresentadora e empresária Ana Paula Xongani. Assim como chancela pela editora Paralela, do grupo Companhia das Letras.

“Modativismo: quando a moda encontra a luta”, por Carol Barreto. Foto: Divulgação.
Carol Barreto. Foto: Ana Reis.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.