Carrefour. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil.
Carrefour. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil.

Nesta terça-feira (26), o grupo varejista francês Carrefour divulgou um comunicado oficial se retratando após críticas à declaração do diretor-presidente da companhia, Alexandre Bompard. Em nota, Bompard elogia a qualidade da carne brasileira e pede desculpas por “confusão”.

“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”, afirmou o presidente do Carrefour em carta enviada a Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.

A situação teve início quando, na semana anterior, o presidente do grupo francês publicou nas redes sociais a carta enviada aos produtores franceses, prometendo não usar mais carne dos países do Mercosul nos mercados da França. Criticado pelos produtores brasileiros, a declaração deu início a um movimento de boicote no fornecimento de carne para os mercados do Carrefour no Brasil.

“A decisão do Carrefour França não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. Com essa decisão, quisemos assegurar aos agricultores franceses, que estão atravessando uma grave crise, a perenidade do nosso apoio e das nossas compras locais”, informou o grupo.

Grupo Carrefour. Foto: Paulo Whitaker.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify