
O documentário “Cartas Para…”, dirigido pela cineasta baiana Vânia Lima e produzido pela Têm Dendê Produções, tem se destacado no circuito cinematográfico brasileiro. Após emocionar o público em sua estreia no Festival do Rio, na mostra Première Brasil: Novos Rumos, o filme foi selecionado para a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos principais eventos dedicados à sétima arte no país.
A obra, distribuída pela Lança Filmes, será exibida nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente na Cinemateca Sala Grande Otelo e no Espaço Petrobras de Cinema (Sala 2). Em um formato poético e intimista, o documentário acompanha Elisa Lucinda (Brasil), Paulina Chiziane (Moçambique) e Raquel Lima (Portugal), que trocam cartas ao longo do Atlântico, revelando suas vivências, inquietações e resistências como mulheres e escritoras na diáspora lusófona.
Para Vânia Lima, o filme é um exercício de escuta e criação coletiva. “Contamos uma história juntas, um filme com elas e não sobre elas. Foi uma experiência que mudou minha forma de dirigir e de pensar documentário. Estrear no Festival do Rio e agora seguir para a Mostra é uma alegria imensa”, afirma a diretora.
Com produção da Lima Comunicação, parte do Grupo Têm Dendê, que celebra 25 anos de trajetória, “Cartas Para…” reúne profissionais do Brasil, Moçambique e Portugal, com direção de fotografia de Cláudio Antônio e produção executiva de Keyti Souza e Taguay Tayussy. O projeto foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), via Prodecine/2016 e Suporte Automático, gerido pelo BRDE e Ancine.



Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify