Obra do cartunista Cau Gomez
Obra do cartunista Cau Gomez. Foto: Divulgação.

Para celebrar os 30 anos de produção criativa residindo em Salvador, Cau Gomez, cartunista e artista gráfico mineiro, irá brindar o público com uma exposição comemorativa na Galeria Arcos, da Caixa Cultural, entre os dias 12 de dezembro a 04 de fevereiro de 2024. Com o nome “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”, a mostra dedicará grande parte de seu espaço aos trabalhos de cartuns, charges e caricaturas publicadas em importantes jornais como o A TARDE, o Estado de São Paulo, o Courrier International de Paris, Le Monde Diplomatique e dezenas de revistas, sempre retratando com humor e crítica a realidade social, política e cultural do Brasil e do mundo. O artista e o curador Ilan Iglesias estarão presentes na noite de abertura, às 19h.

O público poderá apreciar os originais e rascunhos, sendo estes essenciais para elevar o nível de finalização dos desenhos, além de revelarem detalhes da elaboração de um trabalho desde as primeiras ideias, passando pelo processo de amadurecimento da concepção até a arte-final. “Os rascunhos são uma forma orgânica de demonstrar a naturalidade da criação do artista e, muitas vezes, dizem mais do que o próprio resultado final do desenho”, reflete o cartunista. São 36 anos de uma carreira muito bem sucedida, com reconhecimento internacional e nacional, mais de 70 prêmios no currículo e muitas exposições mundo afora.

Para ele, radicado em Salvador desde 1993, fazer uma exposição na cidade para comemorar os seus 30 anos de Bahia será uma oportunidade de mostrar um pouquinho de sua produção em cada época, como uma linha do tempo que mescla trabalhos com muitas nuances, em preto e branco, em poucos tons e poucas tintas, e de um período em que ele coloria muito, com uma necessidade muito grande de se expressar com uma explosão de cores nos seus diferentes tipos de desenhos. “Esta exposição pontua um período de tempo em que eu faço uma reflexão profunda sobre criação, sobre execução, sobre o meu gestual, o meu modo de me expressar e de desenhar, sempre com uma exigência muito grande, mas também em um clima de celebração”, conta o artista.

Obra do cartunista Cau Gomez
Obra do cartunista Cau Gomez. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.