Não há receio em afirmar que Ruy Barbosa foi um dos maiores juristas do Brasil. Com um notável saber, sua compreensão estendeu em muito a sua vida. Tanto assim que, neste ano, quando se celebra o centenário de sua morte, diversos eventos serão realizados em memória ao baiano. Um deles seria a revitalização da casa onde viveu o jurista, jornalista e político.
Nesta terça-feira, 1º de março, membros da Comissão Executiva do Centenário de Morte de Ruy Barbosa visitaram o local. De acordo com o vereador, professor e jurista Edvaldo Brito, integrante do grupo, o espaço, que fica localizado no Centro Histórico de Salvador, está em “péssimo estado de conservação”.
Ainda conforme o vereador baiano, a visita foi um ato simbólico. “É impressionante o descaso com a nossa História. Ruy é um exemplo para o mundo, para os nossos jovens e agora devemos restaurar a casa-museu para que todos tenham acesso à obra deste ilustre baiano.”, escreveu em uma rede social. No entanto, não se sabe se o espaço será reaberto ao público em 1º de março de 2023, como estava previsto.