Nesta quinta-feira (31), a Casa Vogue Brasil publicou um roteiro cultural com sugestões do que fazer em Salvador, assinado pela jornalista baiana Rafaela Fleur. Desconstruindo a visão da cidade como apenas um destino de verão, a lista foge dos tradicionais passeios pelo litoral ao explorar a história da capital da Bahia, unindo o ancestral com o contemporâneo.
Unindo passado e presente, o roteiro é uma viagem por Salvador sob uma nova perspectiva da cidade como berço de manifestações culturais e artísticas que não abrem mão do rico passado local. A primeira parada é no bairro da Vitória, na Paulo Darzé Galeria, comandada pela artista e curadora Thais Darzé. “Com olhar atento para a contemporaneidade, se tornou lugar de referência, onde a arte é não apenas exibida como também discutida, formando uma rede de intercâmbio cultural que só enriquece a cena local” observa Rafaela Fleur na publicação.
O destino seguinte leva o leitor a Cidade Baixa, na Cidade da Música da Bahia, centro cultural inaugurado em 2021, retratado na publicação como “uma ode à multiplicidade musical dos soteropolitanos”. De volta à Cidade Alta, através do revitalizado Plano Inclinado Gonçalves, a próxima parada é no coração do Centro Histórico, na Casa do Benin, espaço multicultural com acervo que promove a rica herança africana de Salvador e é ponto de encontro de diversas atividades. O roteiro segue para a Pousada do Boqueirão, edifício do século 18 que oferece uma estadia repleta de experiências enriquecedoras com oficinas, apresentações e mostras.
A próxima parada é no Rio Vermelho, no Miranda Estúdio, hub criativo que réune arte, música e gastronomia, além de abrigar um estúdio de tatuagem. Finalizando o passeio, o último ponto de visitação é a Casa do Rio Vermelho, antiga residência de Jorge Amado e Zélia Gattai, grandes nomes da literatura brasileira, um resgate a clássicos como Capitães da Areia, Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify