Detalhe da decoração local. Foto: Casa Vogue.

O que é que Trancoso tem? Foi com essa inquietação que a equipe da redação deu largada a segunda edição do Casa Vogue na Estrada, uma roadtrip que desbravou o sul da Bahia, promovendo um intercâmbio criativo entre artesãos locais e artistas e designers de diversas partes do Brasil.

De povoado remoto a xodó da comunidade hippie nos anos 1970, o vilarejo experimentou grande crescimento turístico nas últimas décadas. Entre os estrangeiros que acabaram fincando raízes ali, o designer holandês Wilbert Das responde por um relevante intercâmbio que reanima as tradições do artesanato local.

A vila de pouco mais de 10 mil habitantes é um distrito de Porto Seguro. Os registros documentam o seu Rio dos Frades como lugar de desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500. 86 anos depois seria fundada ali a aldeia jesuíta São João Batista dos Índios.

Até a década de 1970, data de sua redescoberta pelos hippies, o vilarejo se manteve praticamente anônimo. Por lá não circulava dinheiro, vivia-se de trocas. À noite, sem luz elétrica, os moradores se reconheciam pela silhueta e pelos trejeitos do andar.