Com o tema “Infinito Particular”, a CASACOR Bahia 2022 abre as portas ao público na próxima sexta-feira (21), em Salvador, e vai até 04 de dezembro. A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo este ano ocorre simultaneamente em dois endereços: no Horto Florestal, em seu formato tradicional; e na Saúde, centro da capital baiana, onde funciona a Casa de Saúde Solange Fraga.
Ao todo serão 46 ambientes assinados por 32 profissionais. As obras nos locais estão em ritmo acelerado, diz o diretor geral e franqueado da marca no estado, Carlos Amorim. O mote da edição é inspirado na canção de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.
“A mostra volta revigoradíssima, com espaços muito criativos, o trabalho de profissionais incríveis. Em um movimento bastante interessante, personalíssimo. Esse ano enveredamos pela memória, a sensibilidade, e o sentido social da moradia. Ao mesmo tempo, em sintonia com o mercado imobiliário. A ideia é uma viagem por um infinito particular de apuro estético extraordinário”, fala Amorim.
Participante da CASACOR desde 2005, o arquiteto Wesley Lemos conta que, a convite da Todeschini, projetou uma cozinha integrada com copa de 27m² com móveis planejados 100% desenhados por ele. O objetivo, segundo Lemos, é demonstrar o que fez na própria casa, e o visitante poder “ver o que mudou” (na forma de pensar o ambiente). “É um espaço híbrido para refeições e preparo da alimentação. Com o uso de materiais simples, pedra (na bancada) mais avermelhada, rústica”, diz Lemos.
Os arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins, do escritório Architects + CO, são os responsáveis pelo masterplan. Participam ainda Aline Cangussú, Ana Paula Guimarães e Tiago Manarelli, Ana Paula Nonato e Ana Claudia Nonato, Augusto Senna, Carol Barreto, Daniela Alencar, Dinah Lins, Frederico Jordan, Jessica Araújo, Joilson Barbosa, Lorena Damásio, Márcio Davi, Mariana Castro, Marlon Gama, Natália Coelho, Paula e Tânia Facchinetti, Primo Arquitetura, Stephanie Mattos, Tatiana Campos Melo, Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington, Vitor Martins e Walter Shimmelpfeng.
“É uma obra grande, em uma casa antiga. A parte civil está finalizando e começamos a montar os armários. Alguns móveis estão chegando”, diz a designer Dolores Landeiro. “Ganha mais rapidez com os apoios”, fala. Em dificuldades, o espaço estava fechado desde 2019, sendo assumido este ano pela Santa Casa da Bahia e o Grupo Oncoclínicas. O projeto é liderado pela médica Clarissa Mathias.
*Conteúdo reproduzido do Jornal A Tarde.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.