TV EXIBE MENSAGEM DE PHILONISE FLOYD, IRMÃO DE GEORGE, NA ONU. FOTO: TREZZINI MARCIAL

O Conselho de Direitos Humanos, um órgão da ONU com sede em Genebra (Suíça) dá prosseguimento nesta quinta-feira (18), ao debate sobre caso George Floyd e violência policial nos Estados Unidos – país que não faz mais parte do Conselho. Países-membros discutem a criação de uma comissão internacional independente de inquérito.

Os países-membros deveriam votar ainda nesta quinta um projeto de resolução do grupo africano que, em sua versão inicial, pedia o estabelecimento de uma comissão internacional independente de inquérito, uma estrutura de alto nível geralmente reservada para grandes crises como o conflito na Síria.

A maioria dos representantes dos Estados condenou “as práticas raciais discriminatórias e violentas da polícia contra africanos e pessoas de origem africana e o racismo estrutural endêmico do sistema penal, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo”.

Já as ONGs se pronunciaram nesta quinta (18), pedindo a efetivação da comissão sobre as práticas raciais da polícia americana.