O Catar, anfitrião da Copa do Mundo, retirou a exigência de que os visitantes tenham um teste negativo para covid-19 antes de partirem para o Estado do Golfo Árabe. A medida foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país nesta quarta-feira (26). Anteriormente, seria obrigatória a apresentação de teste negativo para a doença, independentemente do status de vacinação, antes de partir por via aérea ou pela fronteira.
Ao todo, o Catar espera receber um público de 1,2 milhão de visitantes durante o período do torneio, que acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Segundo o comunicado, as restrições foram retiradas porque “o número de casos de covid-19 (continua) caindo em todo o mundo e no Catar, e por causa da implantação contínua do Programa Nacional de Vacinação da Covid-19 do Catar.”
Também foi abandonada a exigência de que os adultos mostrem seu status de covid-19 em um aplicativo de rastreamento de contatos administrado pelo governo do Catar chamado Ehteraz antes de entrar em estádios ou outros estabelecimentos como lojas e restaurantes. Entretanto, o documento informa que visitantes e residentes ainda precisam mostrar o aplicativo antes de entrar em uma unidade de saúde.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.