Ruy Barbosa, sem dúvida, figura entre os principais intelectuais do Brasil. Sua atuação excedeu, em muito, o campo do saber jurídico, o qual, diga-se, tinha notável conhecimento. Para Bahia e para o país, Ruy deixou um legado de brilho, seja na defesa por liberdades individuais, seja em propostas políticas para a educação.
Por isso, a data que marca o centenário do seu falecimento, 1º de março de 2023, não poderia passar sem lembranças e homenagens. Instituições vinculadas à trajetória de Ruy pretendem retomar essa história. Uma delas é a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) que receberá em sua sede, no Centro Histórico, representantes e entidades promotoras das homenagens.
O evento para apresentar a agenda comemorativa será realizado na próxima sexta-feira (05), às 10h. Um marco também simbólico, pois a data marca o nascimento de Ruy Barbosa, e tornou-se o Dia Nacional da Cultura. Os preparativos para a propagação contam com apoio de instituições como a Associação Comercial da Bahia (ABC), da Academia de Letras da Bahia (ALB), da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), e outras mais.