Especializado no tratamento para crianças e adolescentes do espectro autista, o Jiu Jitea é um espaço inaugurado neste ano em Stella Maris, em Salvador, e apresenta atividades envolvendo a prática do Jiu Jitsu como método fisioterapêutico. Comandado pela atleta e multicampeã da modalidade, Alycia Reis, em parceria com outros especialistas, o centro também recebe destaque devido a proximidade do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 02 de abril.
Mãe de uma criança autista, Alycia ajudou a elaborar o método abordando seis princípios fundamentais: Atividade integrada de Jiu Jitsu; Relatórios detalhados e remotos; Trabalho multiprofissional e remoto; Humanização do tratamento; União com clínicas e profissionais de saúde; Resultados mensuráveis. As iniciais desses tópicos geram o nome do procedimento e que também traz o nome do filho da atleta: A.R.T.H.U.R.
Com a realização de Alycia e outros fisioterapeutas, as atividades do centro especializado levam em conta as necessidades físicas, emocionais e nutricionais das crianças. Essas práticas incentivam diversas habilidades e outros benefícios causados pelo esporte, como o desenvolvimento psicomotor, a diminuição do sedentarismo, o fomento da interação social e o estímulo à autonomia pessoal. “Ao direcionar nosso foco para as possibilidades de superação, encontramos no tatame uma valiosa ferramenta terapêutica para fortalecer corpo e mente”, revela a campeã de Jiu Jitsu.
Mais informações, como marcações de consultas e avaliações, além de outros detalhes sobre as atividades realizadas no centro especializado, podem ser encontradas no site oficial da Jiu Jitea.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify