Caroline Couret e Pedro Tourinho. Foto: Guilherme Pedrotti/OCBPM.
Caroline Couret e Pedro Tourinho. Foto: Guilherme Pedrotti/OCBPM.

O Centro Histórico de Salvador recebeu 41 novas placas turísticas de sinalização nesta segunda-feira (2), durante a abertura do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, no Cine Glauber Rocha. A ação faz parte do projeto desenvolvido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da Lei Rouanet.

Na 11ª edição do encontro, a capital baiana também recebeu o selo Creative Friendly Destination da rede Creative Tourism Networking. A entrega das placas foi feita pela responsável técnica pela área de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e executiva da OCBPM, Marta Feitosa, para o secretário municipal da pasta de Turismo e Cultura (Secult), Pedro Tourinho. O projeto foi desenvolvido conforme o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da Unesco.

O titular da Secult deu destaque à importância da sinalização e realização do evento em Salvador. “Recentemente fizemos um investimento grande em sinalização. No ano passado, instalamos centenas de placas, e essas agora vêm para somar ainda mais a esse processo de valorização do patrimônio”, declarou. “Então, poder sediar esse evento aqui na cidade é muito bom, porque ampliamos essa discussão, fazemos trocas de experiências e reafirmamos nosso compromisso com a preservação e a movimentação do patrimônio”, completou Tourinho.

A programação do evento continua até esta quinta-feira (5), com palestras, debates e painéis na Casa das Histórias, no Comércio. Promovido pela Prefeitura de Salvador, pela OCBPM e pela Creative Tourism Network, o evento busca tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização do patrimônio cultural, em uma integração entre turismo criativo e patrimônio mundial. Na segunda-feira (2), um dos palestrantes foi o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, que destacou a necessidade de superar a visão de que a preservação é um entrave ao progresso, enfatizando sua importância para o patrimônio cultural, e conquistas como a implementação da Lei de Patrimônio em 2014.

Fernando Guerreiro. Foto: Jefferson Peixoto/Secom.
Fernando Guerreiro. Foto: Jefferson Peixoto/Secom.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify