Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu o anúncio do plano para a proteção de baianos e turistas no Carnaval de Salvador 2024. A cerimônia foi realizada no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia. Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, apresentou as novas ações que serão implementadas nos circuitos. Com isso, o Centro Integrado de Comando e Controle atuará em conjunto com diversos órgãos. Sendo assim, também estará ligado com as tecnologias de Reconhecimento Facial e outras estratégias. “Serão mais de 370 câmaras espalhadas ao longo dos três circuitos de Salvador e dos circuitos alternativos, 108 canais de reconhecimento, que estarão dispostos, também, nos 42 portais de abordagem, para conter e para fiscalizar a entrada dos foliões”, afirmou.
Segundo o secretário, drones vão acompanhar dos trios e os locais de grande concentração, e policias infiltrados vão atuar no combate aos principais delitos. “Temos, ainda, o Comando e Controle instalado, onde 44 órgãos municipais, federais, estaduais e órgãos privados também, empresas privadas, estarão trabalhando para que, em caso de qualquer acionamento, a gente tenha uma medida rápida, um tempo-resposta diminuto para atender à ocorrência”, completa Marcelo.
Já Heloísa Brito, delegada-geral da Polícia Civil, também presente na cerimônia, destacou a importância das ações integradas para cobrir todo o estado. “Designamos mais de 3,6 mil servidores, distribuídos em 12 mil postos de trabalho, com investimento de mais de R$ 12,6 milhões do Governo do Estado. No total, serão 40 estruturas da Polícia Civil em postos integrados e postos individuais nos dois principais circuitos do Carnaval de Salvador”, comentou. Por fim, ressaltou policias vão ter atuação inédita em equipes específicas para trabalhar na recuperação de celulares furtados dentro do circuito.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.