Na última segunda-feira (25), os novos membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/BA), tomaram posse para o biênio 2023-2025. O colegiado tem o objetivo de apoiar e coordenar a implantação da reserva no estado, priorizando a biodiversidade e o conhecimento. A cerimônia aconteceu durante reunião no Parque das Dunas, em Salvador, onde outros temas ambientais também estavam em pauta.
A entidade foi reativada em 2019 e vem se destacando entre os 17 estados, que compõem o Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica, com diversas ações. Com isso, assumindo a responsabilidade de organizar o III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera IberoMab, evento organizado pelo Secretariado do Programa Mab da Unesco Paris. Segundo Adriana de Castro, representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o evento será em novembro, na Bahia, e contará com representantes de 25 países da América Latina além de Portugal, Espanha e Caribe.
Durante a reunião, Poliana Gonçalves, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ressaltou que a participação da secretaria no colegiado é uma maneira de compreender se as ações do Estado estão sendo eficazes na comunidade. Além disso, ajuda a identificar as demandas dos núcleos, contribuindo para uma melhor compreensão do contexto socioambiental da Mata Atlântica.
Por fim, na ocasião ainda aprovaram o Calendário de Reuniões e o Planejamento de Ações para 2024. Assim, contando com atividades e projetos voltados para a conservação e promoção da região na Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.