Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah. Foto: Reprodução/FIFA.

A abertura da Copa do Mundo do Catar aconteceu neste domingo (20), no estádio Al Bayt. A cerimônia durou cerca de 30 minutos e contou com projeções, show pirotécnico, e as participações de Morgan Freeman e do influencer catari Ghanim Al Muftah. Tudo começou com a apresentação do Emir do Catar, Tamim bin Hamad, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Em seguida, o campeão da Copa de 1998, Marcel Desailly – zagueiro da França – apareceu em campo carregando a taça do Mundial.

Três camelos surgiram no centro do campo, assim como mulheres cataris, viajantes e tratadores. Morgan Freeman apareceu presencialmente no centro do campo ao lado do influencer catari Ghanim Al Muftah, que tem síndrome de regressão caudal. Ambos iniciam um diálogo sob a temática de inclusão e diversidade – uma das principais críticas ao país sede, devido às leis anti-LGBTQIA+ do Catar. “Não tenho certeza. Sou bem-vindo?”, pergunta Ghanim. “Todos são bem-vindos. Esse é um convite para todo o mundo”, disse Freeman.

Em seguida, 100 artistas com bastões de LED interagiram com as projeções no campo, ao som dos “cantos da nação”. Em seguida, as 32 bandeiras e camisas das seleções foram mostradas. Apareceu também o mascote para a Copa do Catar: La’eeb, que tem o formato dos tradicionais lenços árabes e seu nome significa “jogador super habilidoso”. No palco apresentaram-se o cantor da banda sul-coreana de K-Pop BTS e o cantor catari Fahad Al Kubaisi – embaixador oficial desta Copa.

O mascote La’eeb. Foto: Reprodução/FIFA.
Cerimônia. Foto: Reprodução/FIFA.
Marcel Desailly. Foto: Reprodução/FIFA.
K-Pop BTS. Foto: Reprodução/FIFA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.