Grupo A TARDE no XI Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: Raphael Muller

Na última terça-feira (10), aconteceu o 1º Encontro Baiano de Comunicadores, no auditório do Sebrae, no bairro do Costa Azul, em Salvador. Na ocasião, foram divulgados os vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae de Jornalismo, que contou com cinco categorias. Vale ressaltar, que os premiados em primeiro lugar seguem na competição e disputarão a etapa regional.

No segmento de vídeo, o vencedor foi a produção “A força dos pequenos exportadores” da TV Bahia, representada pelo jornalista Eduardo Oliveira. “É o segundo prêmio que o projeto ‘Onde tem Bahia’ recebe. No ano passado, viajamos por sete países pra mostrar a força que a gente tem. Quando esse prêmio vem dos pares, a gente fica muito emocionado pelo reconhecimento”, afirmou.

Na mesma categoria, em 2º lugar, ficou o audiovisual “Riqueza de gerações, 6 décadas de histórias e transformações da Feira de São Joaquim”, do Grupo A TARDE, representada pela repórter e radialista Laís Rocha. A produção enaltece a maior feira da Bahia, que também é um cartão postal de Salvador. Além de protagonista de filmes e livros, ganha-pão de baianos e baianas que acordam cedo para ir à luta, a feira também é identidade cultural, geração de emprego, renda e possibilidades para o futuro.

O trabalho vencedor na categoria nova Jornalismo Universitário foi “Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”, da Uneb. “Estamos aqui não somente para mostrar as pessoas que foram protagonistas desse nosso momento, mas dar voz a elas, às comunidades quilombolas da Chapada Diamantina”, disse a estudante Ana Catarina Novaes Sena.

No Fotojornalismo, a vencedora foi a fotógrafa Marina Silva, do Jornal Correio, com o trabalho “Na rua, na régua, na hena: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto”. Segundo ela, durante a produção do material, uma colega já imaginava que o trabalho poderia ser vencedor de um prêmio. A fotógrafa também conquistou o terceiro lugar.

A “Série Favela Empreendedora”, da Rádio Alba, foi o trabalho que se destacou na categoria Áudio. “Uma das coisas que eu mais amo no jornalismo é poder contar histórias e nessa série a gente trouxe empreendimentos que estão mudando comunidades periféricas”, comemorou Diego Vieira, que integra a equipe vencedora. O jornalista substituiu a produtora Aline Damazio, representante do trabalho.

A categoria texto foi novamente do Jornal Correio, com o trabalho “Cura que vem do quintal: conheça tradição das mulheres do Quilombo Cangula”, representado pela jornalista Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira. “Essas iniciativas são muito importantes para nos impulsionar e mostrar o poder do Jornalismo, do que a gente produz. O Jornalismo é muito mais do que o que a gente vê nos veículos e todos os que se inscreveram aqui são um exemplo disso”, destacou.

XI Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: Dário G. Neto

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify