Três cervejarias artesanais baianas – Proa, Artmalte e Mindubier – atendidas pelo Programa Aprimore do Sebrae, em parceria com a Ambev, foram premiadas na 16ª edição do World Beer Awards (WBA), realizada em Londres, na Inglaterra. “Nós disputamos com cervejarias nacionais como a Bhoemia e a Colorado, que integram, inclusive, o portfólio da Ambev. Foi uma ótima experiência”, aponta o gestor do Projeto de Bebidas do Sebrae Bahia, que coordena o Aprimore, Ítalo Guanais.
A competição é realizada em duas etapas. A primeira é nacionalizada, classificando os vencedores por estilo em cada país para a grande final em Londres, onde todas as cervejarias participantes passam por nova avaliação. Na etapa país, foram classificadas como medalha de ouro: Cervejaria Mindubier (MinduIPA); Cervejaria Artmalte (Sour com Morango); Proa (Sour de Caju); e Proa (Cerveja Caramelo Salgado). Na etapa internacional, a Cervejaria Proa, com a Sour de Caju, venceu na categoria Flavoured Wild & Sour Beer. A Cervejaria Artmalte, com a Sour de Morango, foi a ganhadora na categoria Catharina Sour.
A sócia-proprietária e mestre cervejeira da Proa, Débora Lehnen, comenta que a Sour de Caju traz o sabor e o aroma do caju e é bastante equilibrada em todos os quesitos, sobretudo na acidez. E essas características fazem com que seja única e represente muito bem o Nordeste. Débora lembra, ainda, que a Sour de Caju recebeu duas premiações latino-americanas em 2022, no Brazil Beer Cup (medalha de ouro) e no Concurso Brasileiro de Cerveja (medalha de prata).
O dono e cervejeiro da Artmalte, Rubens Soares, disse que esta foi a primeira vez que participou de um concurso de cervejas. “Ficamos muito felizes, sobretudo por termos vencido numa categoria que é reconhecida como tipicamente brasileira, a Catharina (originada em Santa Catarina). Foi uma satisfação enorme”, comenta. Ele frisa que tudo só foi possível por conta do Programa Aprimore e da parceria com a Ambev. “Isso tudo é resultado da troca de experiências e dos ensinamentos adquiridos com o Sebrae”, aponta.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.