Nesta segunda-feira (15), a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, realizou sua primeira visita oficial ao Brasil. Após uma reunião no Itamaraty, em Brasília, ela negou que o governo argentino possa interferir na disputa entre Elon Musk, dono da plataforma X, antigo Twitter, e o Judiciário brasileiro.
“Os temas internos e condições de cada país são próprios de cada país. O governo argentino jamais vai intervir, ou interferir, nos processos democráticos ou nos processos policiais de cada país. Confiamos na Justiça de cada país”, a ministra argentina. Além disso, ela afirmou que defende a liberdade de expressão em todos os sentidos.
Com isso, a declaração contraria um comunicado pelo porta-voz do presidente argentino, Javier Milei, que informava que ele havia oferecido apoio no processo. “O presidente argentino ofereceu-lhe colaboração no conflito que a rede social X mantém no Brasil, no âmbito do conflito judicial e político naquele país”, declarou Manuel Adorni, o porta-voz presidencial.
Vale lembrar, que desde o dia 06 de abril, o CEO do X emitiu declarações contra Alexandre de Moraes, alegando promoção da censura em sua rede social. Em seguida, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)determinou a inclusão de Musk no Inquérito das Milícias Digitais. Na última quinta-feira (11), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso declarou entender o debate público sobre o assunto como encerrado e que quaisquer transgressões deveriam ser resolvidas judicialmente.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.