Na noite do último domingo (26), aconteceu a premiação do Prêmio Gastronomia Preta 2023, festival que celebra o povo preto na gastronomia. Com isso, o chef carioca, radicado na Bahia, Ícaro Rosa, do Restaurante Jiló, ganhou duas categorias do prêmio. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil. Com o Jiló, o chef ganhou o prêmio de Melhor Restaurante. O restaurante tem unidades em Itacaré e em Salvador. Além disso, o chef também conquistou o troféu de Empreendedor do Ano.
Durante o evento, no palco, Ícaro agradeceu e prestou homenagens a conhecidos e às mulheres pretas que participaram do prêmio. “Agradecer e homenagear a todas as mulheres pretas que concorreram comigo, de empreendedor e também como restaurante, estou aqui por causa de vocês. Agradecer a minha esposa Elen pela luta diária de oito anos em manter um restaurante no coração e no Punho”, declarou.
Durante os dias de festival, o público pôde contar com diversas atividades, como apresentações ao vivo de chefs, debates e rodas de conversas. O tema da edição foi “Mulheres Pretas em 2023”, evidenciando a presença feminina na gastronomia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook Instagram, LinkedIn e Spotify.