
A chef e fotógrafa Preta foi um dos destaques da reportagem “The Brazilian City Where the Festivities Stretch From the Cliff Tops to the Sea”, publicada na última sexta-feira (24) pelo The New York Times, na revista T Magazine. A matéria traça um retrato de Salvador, a força cultural e o protagonismo afro-brasileiro que molda a identidade da capital baiana.
No texto, o jornalista Michael Snyder descreve Salvador como um “centro de música, comida e tradição”, destacando que a cidade é “a metrópole mais negra fora da África”. O guia cita artistas e empreendedores que expressam a alma soteropolitana, entre eles Preta, o designer Daniel Jorge, a artista plástica Nádia Taquary e o músico Tiganá Santana.
Apresentada como referência gastronômica e afetiva da Bahia, Preta é responsável por quatro restaurantes, o Preta Tira-Chapéu, o Peixe Voador, o Preta Bistrô e o Preta, localizado na Ilha dos Frades, onde também comanda a Pretoca Pousada. Na entrevista, ela indica experiências autênticas, como o pôr do sol na ilha e o Hotel Fasano Salvador, “onde se sente o verdadeiro espírito da cidade”.
O guia do New York Times também destaca lugares simbólicos, como o Mercado de São Joaquim e a Igreja do Rosário dos Pretos, e ressalta a presença de criadores negros que reinventam as tradições locais.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify