O cantor e compositor Chico Buarque, que se apresenta em Salvador nesse fim de semana, recebeu o prêmio Camões nesta segunda-feira (24), em Portugal, quatro anos após ter sido anunciado vencedor. Na cerimônia, a maior láurea da literatura em língua portuguesa foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A láurea foi conquistada em 2019, mas o então presidente, Jair Bolsonaro, se recusou a cumprir o rito exigido pela premiação e reconhecer o mérito do cantor carioca. Na época, o ex-presidente ironizou que entregaria o prêmio “até 31 de dezembro de 2026”. Em viagem à Portugal em novembro, Lula anunciou que retornaria ao país para entregar o prêmio Camões a Chico Buarque. Mesmo sem a premiação, o cantor já havia recebido o valor de 100 mil euros (cerca de R$ 540 mil), concedidos ao vencedor.
A cerimônia foi realizada às 16h (12h no horário de Brasília), no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, e contou com a presença do primeiro-ministro português António Costa e de personalidades da cultura e da política lusófonas. O imbróglio com o diploma de Chico causou uma fila de espera entre os premiados dos últimos anos, que não puderam receber a láurea.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.