Xi Jinping. Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins

No último domingo (06), o jornal porta-voz do Partido Comunista Chinês (PCCh), o Diário do Povo, disse que a China está preparada para a guerra de tarifas de Donald Trump. O editorial do jornal afirmou que a pressão deve ser transformada em motivação e o país deve encarar a resposta ao impacto dos EUA como uma oportunidade para acelerar a construção de um novo padrão de desenvolvimento. O presidente norte-americano ameaçou a China com tarifas adicionais de 50%, na última segunda-feira (07), em decorrência da taxação de 34%.

O Diário do Povo diz que as tarifas entre os dois países vão prejudicar o comércio entre as duas maiores potências do planeta, mas acredita que o país asiático tem capacidade de resistir a pressão. “Construímos ativamente um mercado diversificado e nossa dependência do mercado dos EUA vem diminuindo. As exportações da China para os EUA como parcela do total de exportações caíram de 19,2% em 2018 para 14,7% em 2024”, destacou o jornal.

Além disso, a publicação espera que as turbulências vão fazer com que o país acelere e concretize avanços tecnológicos em áreas-chave. “Muitas instituições financeiras de Wall Street aumentaram suas previsões para o crescimento econômico do nosso país, estão otimistas sobre o mercado de capitais da China e consideram a ‘certeza’ da China como um porto seguro para se proteger contra a ‘incerteza’ dos EUA”, disse o Diário do Povo.

Donald Trump. Foto: Karen Pulfer Focht/Reuters.
Donald Trump. Foto: Karen Pulfer Focht/Reuters.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify