Medicamento em aerossol. Foto: Reprodução.

A China desenvolveu uma nova vacina contra a Covid-19 aplicada por inalação via aerossol. O imunizante foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc, em parceira com a epidemiologista e virologista Chen Wei. O laboratório informou que este modelo de vacina tem uma série de vantagens em comparação com os modelos de imunizante injetáveis, entre elas o fato de estimular uma imunidade da mucosa, gerando uma proteção extra, uma vez que a infecção pelo coronavírus acontece por vias respiratórias

“Se a vacina for inalada por aerossol, pode formar uma imunidade da mucosa, além da imunidade hormonal e celular, normalmente formada pela vacina injetável”, destacou Chen Wei. Além disso, a empresa CanSino informou que o imunizante poderá ser armazenado e transportado sem a necessidade de caixas frigoríferas. A pesquisadora Chen Wei acrescenta que a vacina aplicada por inalação poderá reduzir o custo da produção e ser mais acessível. O imunizante intranasal pode ser “autoadministrado”, o que agiliza o processo de vacinação.

Segundo o canal Euronews, ainda não há informações a respeito da comercialização do imunizante. As autoridades sanitárias da China estão avaliando a aprovação do produto para uso emergencial no país.