O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, anunciou nesta quinta-feira (20), em reunião virtual com governadores, que vai liberar nos próximos dias ao Brasil, Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a produção de 16,6 milhões de doses da vacina Coronavac e AstraZeneca contra a Covid-19.
“Na conversa com o Fórum dos Governadores informei a liberação dos novos lotes de IFA para produzir um total de 16,6 milhões de doses da Coronavac e da vacina AstraZeneca. A China, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida com a parceira de vacinas” disse o embaixador em uma de suas redes sociais.
Inicialmente, a previsão do Ministério da Saúde era que o Brasil recebesse IFA para a produção de 25 milhões de doses das duas vacinas, mas, apesar da queda deste quantitativo, o embaixador da China assegurou a continuidade do envio do insumo: “A China vai continuar a fornecer insumos para o Brasil, e não vamos colocar obstáculos políticos e nem tratamentos diferenciados” garantiu o Chanceler.