A marca baiana Chor, da empresária Luana Lessa, saiu vencedora do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas, que é uma organização não governamental sediada em Paris, referência em concursos internacionais de produtos excepcionais. Fundada em 2005, a AVPA mantém relacionamento permanente com mais de 10 mil produtores de 50 países.
O prêmio foi para o chocolate de origem Bahia Terra da Felicidade, produzido com 55% de concentração de cacau. O chocolate ao leite mais intenso concorreu com 81 marcas vindas de 22 países produtores de cacau. Cinco produtores conquistaram a medalha de ouro: dois do México, um do Equador, um do Peru e um de El Salvador. A prata foi para 14 produtores e o bronze – o caso da Chor – para 22. As amostras foram avaliadas por um júri de especialistas em chocolates, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais.
Os ganhadores receberam um diploma e poderão expor suas medalhas na embalagem. Luana Lessa, que há dois anos vive em Portugal, com o propósito de internacionalizar a marca, criou a Chor em 2013, em Ilhéus, e visa contribuir para o crescimento desta cadeia produtiva e mostrar ao Brasil e ao mundo o valor do cacau brasileiro através do chocolate.