Alagamento em decorrência de chuvas em Salvador. Foto: Shirley Stolze/Ag A TARDE

Salvador entrou em estado de alerta laranja nesta quarta-feira (22) após a intensificação das chuvas e ventos fortes provocados por uma frente fria que avança pelo litoral baiano. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que o nível de risco foi elevado devido ao encharcamento do solo e à possibilidade de novos deslizamentos nas próximas horas.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, a população deve redobrar a atenção, especialmente nas áreas de encosta. “As equipes da Codesal estão em campo realizando vistorias e aplicando os planos preventivos. Em caso de risco, saia imediatamente do local. O solo está muito encharcado e qualquer indício de deslizamento deve ser levado a sério”, alertou.

Até as 14h45, o órgão havia registrado 109 ocorrências em diversos bairros da cidade. Entre os principais chamados estão ameaças de desabamento (29), deslizamentos de terra (14), árvores ameaçando cair (14), infiltrações (8) e desabamentos de muro ou parciais (8). Também houve registros de destelhamentos, rompimento de pista e um poste ameaçando cair. Os bairros mais afetados foram Liberdade (20 casos), Pau da Lima (18), Cabula/Tancredo Neves (16), Subúrbio/Ilhas (15) e Cajazeiras (13).

As áreas com maior volume de chuva nas últimas 12 horas incluem Barro Duro (28,6 mm), Valéria (27,1 mm), Capelinha (27,0 mm) e Mirante de Periperi (25,4 mm). A Defesa Civil mantém equipes em regime de plantão 24 horas, e a população pode acionar o órgão pelo número 199 em caso de emergência.

anotabahia-chuvas-em-salvador
Chuva em Salvador. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify