Desde a última quarta-feira (20), um temporal atingiu Salvador, gerando chuvas intensas, raios, trovões e rajadas de vento com velocidade acima de 63 km/h. Segundo a Defesa Civil (Codesal), esse foi o maior pico na capital baiana em 2023. A situação climática na cidade tem origem por causa de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), provocando as fortes chuvas, raios e trovões, também incentivados pela diferença de temperatura atmosférica. Além dos ventos acima do esperado, desde que começou o mau tempo, já choveu a quantidade esperada para todo o mês de dezembro na capital, com mais de 64 milímetros.
Algumas regiões atingiram 50mm de chuva com apenas duas horas de temporal, como foi o caso da região da Palestina. O Alto do Cabrito foi a localidade com mais acumulados, registrados pela Codesal, com 64,6mm. Em seguida, Saramandaia, com 63,6mm e Campinas de Brotas com 63,4mm. Com isso, vários pontos de Salvador registraram alagamentos, queda de árvores e energia. Por sua vez, na Ladeira da Barra uma árvore caiu, causando transtorno no trânsito do local. Outros equipamentos da rede elétrica também foram danificados. Em nota, a Neoenergia Coelba, afirmou que as equipes estão trabalhando para reverter a situação.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.