Projeto Cidade Carnavalesca. Foto: Divulgação.
Projeto Cidade Carnavalesca. Foto: Divulgação.

No dia 24 de fevereiro, o projeto Cidade Carnavalesca, do Governo da Bahia, irá promover um evento cultural com desfile e exposição artística de adereços cênicos para comemorar a certificação de 100 alunos da primeira etapa da ação. A cerimônia será a partir das 9h, no Pelourinho, a sede do Afoxé Filhos de Gandhy, responsáveis pela coordenação da ação, em parceria com outras Organizações da Sociedade Civil (OSC). A previsão é de que novas turmas serão abertas ainda este ano.

Alunos dos cursos de percussão irão realizar uma apresentação artística, já os cursos de adereçaria e costura cênicas irão expor peças diversas, como torsos e turbantes, acessórios afro confeccionados com tecidos, máscaras de Carnaval com técnicas de papietagem, entre outros produtos que podem ser comercializados. O objetivo da ação é integrar trabalhadores e artistas na cadeia produtiva da folia baiana, com cursos direcionados à pessoas com 18 anos ou mais, que já atuam ou têm interesse em participar de atividades em entidades e agremiações como blocos afro, de índios, afoxés, samba, reggae e até hip hop.

O projeto, que pretende formar 30 turmas com 20 participantes cada, já chegou a bairros como Sussuarana, Nordeste de Amaralina, Plataforma, Cajazeiras, Saramandaia e Pelourinho. O Cidade Carnavalesca é realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), junto a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e Associação Afoxé Filhos de Gandhy.

Projeto Cidade Carnavalesca. Foto: Divulgação.
Projeto Cidade Carnavalesca. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify