Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Fábio Marconi.

Promovido pela Fundação para Educação Ambiental – em inglês, Foundation for Environmental Education (FEE) – e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), o selo Bandeira Azul contempla praias que oferecem saúde, segurança, ótimos serviços, além de possuir uma alta qualidade da água. Na Bahia, alguns pontos localizados no Litoral Norte e Ilha dos Frades receberam o reconhecimento da instituição internacional, na temporada de 2023/2024.

Salvador teve as praias de Viração e Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, localizadas na Baía de Todos os Santos, com o selo, enquanto Guarajuba e Itacimirim, distritos de Camaçari, também foram reconhecidas. Estas cidades baianas foram as únicas do Nordeste com mais de uma praia contemplada pelo IAR e Guarajuba recebeu a Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo.

Segundo a subsecretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Bichara, são avaliados 32 critérios para o selo Bandeira Azul. Além disso, a gestora mencionou os próximos passos para terem mais pontos qualificados: “A gente tem 42 quilômetros de costa com praias belíssimas, com restinga e com tudo o que é necessário. A gente só precisa adequar alguns outros critérios, mas o nosso objetivo é aumentar essa bandeira nas praias de nossa costa”.

Selo Bandeira Azul. Foto: Prefeitura de Camaçari

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify