Tatiana Sampaio. Foto: Divulgação.

A cientista Tatiana Sampaio será a convidada do programa Roda Viva desta segunda-feira (23). Pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela ganhou destaque após liderar a descoberta da polilaminina, molécula desenvolvida em laboratório que pode estimular conexões nervosas e ajudar na recuperação de movimentos em pessoas com lesões na medula espinhal.

A polilaminina é uma versão sintética da laminina, proteína produzida naturalmente pelo corpo e essencial para a comunicação entre neurônios. A pesquisa começou em 1998, no Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da universidade, com o objetivo de desenvolver um medicamento capaz de reverter ou minimizar danos neurológicos causados por lesões na medula.

Durante estudos iniciais, a substância foi aplicada em oito pacientes paraplégicos e tetraplégicos, com recuperação de movimentos em seis casos. Um dos pacientes, que estava paralisado do ombro para baixo, voltou a andar sem auxílio. A expectativa dos pesquisadores é que a aplicação direta na área lesionada estimule a formação de novas conexões nervosas.

Em janeiro de 2026, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o início dos testes clínicos para avaliar a segurança do tratamento em lesões da medula espinhal e da coluna vertebral. Nesta primeira fase, cinco pacientes voluntários participam dos estudos, considerados um passo importante para futuras terapias na área neurológica.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify