Segundo o boletim mensal emitido pelo Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia, os cientistas indicam que a onda de calor pode fazer 2024 como o ano de maior temperatura já registrada no planeta. Fenômenos naturais e mudanças climáticas globais, causadas pelo ser humano, ajudam a explicar a previsão.
Os últimos treze meses – desde junho de 2023 até junho de 2024 – foram classificados como os mais quentes do planeta já registrados. O aumento da temperatura se deve a fenômenos como o “El Niño”, além dos impactos causados pelo ser humano. “O El Niño é um fenômeno natural que sempre vai e vem. Não podemos parar o El Niño, mas podemos parar a queima de petróleo, gás e carvão”, pondera Friederike Otto, cientista do Instituto Graham, localizado em Londres.
Além da climatologista alemã, outros cientistas também acreditam que este ano poderá ser o mais quente de todos. “Agora estimo que há uma probabilidade de aproximadamente 95% de que 2024 supere 2023 como o ano mais quente desde que os registros de temperatura da superfície global começaram, em meados de 1800”, revelou Zeke Hausfather, cientista investigador da instituição estadunidense Berkeley Earth.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify