Memorial da Resistência. Foto: Lorena Gonzalez.

Você sabia que existe hoje no Brasil um museu que retrata as memórias da repressão e das resistências políticas do país no tempo da ditadura? O Anota Bahia foi conhecer esse Memorial da Resistência que está localizado em São Paulo, mais precisamente na Sala São Paulo, ali ao lado da Estação da Luz de trem.

O acesso para o Memorial é bem fácil, já que a sua entrada tem conexão direta com a plataforma do trem que dá acesso para viajantes com destino a cidade de Jundiaí, na Estação da Luz. Outra informação importante é que aos sábados a entrada é gratuita podendo ser retirada no local ou no site.

O prédio onde está localizado o Memorial foi originalmente construído para abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, mas foi em 1940 que ele começou a obrigar a DEOPS/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) que nada mais era o local de prisão dos revolucionários políticos contra a ditadura.

No Memorial você encontra um mapa com os locais de graves violações dos direitos humanos no período de 1964, uma linha do tempo com os principais fatos históricos do Brasil e no mundo, uma maquete com a representação de como eram os DEOPS/SP, vídeos dos sobreviventes, cartas trocadas entre os prisioneiros políticos com suas famílias e as celas que foram preservadas desse período.

Para saber mais sobre o horário de visitação acesse o site: http://memorialdaresistenciasp.org.br/.

Por Lorena Gonzalez, diretamente de São Paulo.

Memorial da Resistência. Foto: Lorena Gonzalez.
Memorial da Resistência. Foto: Lorena Gonzalez.
Memorial da Resistência. Foto: Lorena Gonzalez.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.