O Restaurante Mocotó foi fundado como uma Casa do Norte, que nada mais é que uma loja muito comum na capital paulista que vende produtos da gastronomia do Norte/Nordeste, mas se tornou um sucesso ao aparecer na lista dos melhores espaços gastronômicos da América Latina (pela revista britânica Restaurante), além de ter recebido o selo Bib Gourmand (pelo guia Michelin) e o prêmio de Restaurante Bom e Barato (pela revista Veja São Paulo).
O Mocotó é localizado no bairro Vila Medeiros e tem o chef pernambucano Rodrigo Oliveira à frente do empreendimento. Ele, que é filho do fundador do restaurante, faz questão de acompanhar tudo muito de perto e ao chegar no local é comum vê-lo indo ao encontro aos clientes, observando todo o atendimento e serviço nas mesas.
O bacana do restaurante é que o cardápio é vasto e com diferentes opções de tamanho como mini, pequeno, médio e grande, o que é um grande aliado para a experimentação de diferentes pratos. Um destaque é que o Caldo de Mocotó, que leva o nome do restaurante, além de ser delicioso, pode ser coado, ou seja, só o caldo sem o mocotó, para aqueles que não consomem a iguaria.
Provamos a Carne de Sol na Brasa, que estava na medida certa do sal, e a Moqueca Sertaneja que é uma excelente opção para os veganos. De entrada escolhemos as Croquetas de Costelinha de Porco que também são muito boas, mas a de Carne de Sol ganhou o nosso coração pela explosão de sabor.
Quando se trata de sobremesas, o cardápio também tem opções maravilhosas como a Cartola que é muito conhecida em Pernambuco, e o Créme Brûleé de Doce de Leite e Umburana que é uma versão brasileira e arrojada da famosa sobremesa francesa.
*Por Lorena Gonzalez, diretamente de São Paulo.