Há pouco mais de três meses em Salvador, o serviço de tratamento oftalmológico do SPA do Olho Seco, projeto pertencente à clínica do Dr. André Príncipe, já vem demonstrando ótimos resultados. Localizada na rua Sol Nascente, no edifício Vitraux, Garibaldi, o projeto reúne profissionais de ponta e um aparato inovador. A iniciativa tem como objetivo promover um tratamento indolor, eficaz e de longa duração, oferecendo aos pacientes um acompanhamento prolongado.
“Nosso projeto do Spa do Olho Seco é uma ação inovadora na Bahia, que teve origem fora do país, mas que vem cada vez crescendo mais. Já existem clínicas especializadas em São Paulo, professores e médicos conceituados da oftalmologia que têm apostado no tratamento do olho seco, justamente porque uma parcela importante da população tem essa queixa. Até pouco tempo atrás não existia muito recurso a oferecer para essas pessoas, eram passados colírios, e, basicamente, ficava dentro disso; o paciente não via nenhum tratamento que pudesse ser mais contundente no cuidado com a sua condição. Por isso, a gente idealizou esse projeto do SPA do Olho Seco, compramos equipamentos que são utilizados no tratamento, adaptamos uma sala da nossa clínica exclusivamente para esse atendimento”, disse o Dr. Ricardo Quadros em entrevista concedida ao grupo Anota Bahia.
A iniciativa surge com o objetivo de atender, em especial, aos pacientes que sentem algum desconforto na região ocular. Para isso, uma equipe médica é preparada para identificar qual seria o melhor tratamento para cada caso específico, uma vez que podem ser várias as causas deste incômodo na região dos olhos.
“A gente começou a fazer esse tratamento do olho seco na clínica a mais ou menos três meses. Estamos atendendo diariamente pacientes com diversas situações, desde doenças ocupacionais, pacientes que trabalham em escritório e sente algum desconforto ocular no final do dia, outros com pequenos problemas de saúde, seja uma doença reumatológica, ou aqueles pacientes que têm o olho seco de diferentes etiologias, que pode ser evaporativo, falta de produção, inflamação das pálpebras. A gente está tendo um excelente retorno dos nossos clientes”, explicou o Dr. Quadros.
Além disso, o SPA do Olho Seco idealizou um ambiente que promova a sensação de conforto aos pacientes. Com uma sala exclusiva, os médicos oferecem uma assistência integral e cuidadosa a cada pessoa que chega à clínica com algum desconforto ocular. “Toda a estrutura foi preparada para receber o Spa do Olho Seco. Existe uma sala exclusiva para a realização desse procedimento, onde só fica o médico e o paciente. Esse ambiente é pensado para promover o relaxamento do cliente, temos uma cadeira de massagem, colocamos uma música ambiente, temos também um difusor de aromas; tudo isso para que o paciente fique bem relaxado durante o procedimento”, enfatizou Ricardo.
Ademais, o projeto também oferece um protocolo que auxilia na recuperação de pacientes após cirurgias. De acordo com o Dr. Ricardo Quadros, isso permite que o pós-operatório seja mais breve e ocorra com uma melhor eficiência. “Para que o paciente possa ter uma recuperação mais confortável, com uma lubrificação do olho adequada, a gente preparou uma série de atendimento especial. Isso se mostrou bastante eficiente” explicou.
Para realizar o projeto foi preciso um largo investimento financeiro, que passa desde a capacitação dos médicos até a aquisição de equipamentos. “Em primeiro lugar tivemos que realizar o treinamento dos médicos. Eu vim para a clínica justamente para isso; formei-me e fiz minha residência em Sorocaba, que é um dos maiores centros de tratamento de superfícies e córneos do país. Além disso, nós investimos no equipamento de luz pulsada, que é o único aparelho com regulamentação da Anvisa no Brasil, e que só a clínica do Dr. André Plínio possui no estado da Bahia. Temos também a termoterapia, que é um tratamento de aquecimento da borda palpebral”, detalhou Ricardo Quadros.
Os resultados dos primeiros meses já se mostraram extremamente otimistas. De acordo com o Dr. Ricardo Quadros, há em Salvador uma demanda expressiva para o tratamento. “Temos notado um mercado muito amplo desses pacientes que ficaram órfão de tratamento, sendo conduzidos somente com colírio. Agora nós temos mais armas terapêuticas para oferecer. Estamos muito felizes e empolgados com os resultados dos primeiros três meses”, concluiu.