Ricardo Alban
Ricardo Alban. Foto: Ag. CNI

No Informe Conjuntural: Economia Brasileira 2023-2024, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (14), o órgão projeta uma expansão econômica nacional de 1,7% para o próximo ano. Além disso, o PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2023 terá um aumento de 3%, de acordo com a previsão realizada pela instituição.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, acredita no poder do Brasil como forte atuante na “neoindustrialização”, impulsionando a economia nacional: “O crescimento sustentado da economia está diretamente ligado ao aumento do investimento. E a agenda da economia verde, da sustentabilidade, da pesquisa e inovação, da transformação digital, indica o caminho para que o Brasil atraia indústrias e desenvolva infraestrutura para fazer a transição para uma economia de baixo carbono”.

Apesar do número positivo no PIB, a CNI divulgou em nota no site oficial que esse crescimento “foi construído sobre fatores conjunturais excepcionais, como o expressivo crescimento do PIB da agropecuária, e com queda dos investimentos produtivos”. No setor industrial, o indicador econômico crescerá em 2%, com destaque para as atividades de extração, como petróleo e minério de ferro.

Ricardo Alban
Ricardo Alban. Foto: Iano Andrade

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify.