A partir da próxima segunda (05), o uso do celular e outros dispositivos eletrônicos, sem a devida autorização, estará proibido no Colégio Anchieta da Pituba, em Salvador. Portanto, todos os estudantes deverão manter os aparelhos nas suas mochilas, incluindo fones de ouvido, não podendo manuseá-los de 7h às 12h30 e durante os horários das atividades no turno vespertino. Vale lembrar, que a medida vale para todos os ambientes escolares, seja em horário de aula ou intervalo. Em dias de avaliações, o colégio poderá usar detectores de metais para evitar o uso dos dispositivos.
Com forte apoio dos pais e responsáveis dos alunos e alunas da instituição de ensino, a decisão visa fortalecer a importância do foco nos estudos e disciplina – que são prejudicados com o uso inadequado dos aparelhos – além de contribuir para a compreensão de que as tecnologias digitais de comunicação podem, e devem, ser usadas de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Segundo o Colégio Anchieta, a parceria com as famílias é fundamental para o sucesso da iniciativa e para a melhora do aprendizado, desenvolvimento e da convivência social dos alunos. É provável que, em decorrência da ampla aceitação pelos pais, a medida se torne uma tendência nas demais instituições de ensino.
Em caso do uso indevido dos aparelhos eletrônicos, o Colégio tomará as medidas:
- O estudante será encaminhado à Orientação/Coordenação de Disciplina, que fará a intervenção e o direcionará à Sala de Estudo, onde a ocorrência será registrada e encaminhada aos pais por meio do Iscool App. O estudante que for retirado de sala aguardará o início da aula seguinte para retornar.
- O estudante receberá uma advertência escrita, que deverá ser assinada pela família/responsáveis.
- Persistindo o uso inadequado, a família será acionada pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e o estudante receberá uma medida disciplinar, com a suspensão das atividades pedagógicas por 1 (um) dia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify