Jerônimo Rodrigues – Requalificação Colégio ICEIA. Foto: Douglas Amaral – Ascom/SEC

O Colégio ICEIA (Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves), localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, está passando por uma requalificação completa. O investimento, de R$28 milhões, prevê a modernização de toda a estrutura do prédio e a restauração do Teatro do ICEIA, um dos equipamentos culturais mais importantes da capital baiana. A conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2026.

A visita técnica às intervenções foi realizada nesta terça-feira (7) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado por representantes das secretarias de Educação e de Cultura. O projeto contempla a implantação de um campo de futebol society, academia ao ar livre, usina solar fotovoltaica e subestação elétrica. O Pavilhão Álvaro Zózimo também será reformado para abrigar um restaurante estudantil, além da requalificação de salas de aula, biblioteca, laboratórios, piscina, ginásio e do bloco administrativo.

“Viemos fazer uma visita no ICEIA, que é um colégio com mais de mil estudantes. Estamos fazendo sala de aula, campo de futebol society, um restaurante bastante qualificado. E tem o Teatro do ICEIA, tão famoso devido a diversos espetáculos históricos, com nova acústica e iluminação. Será um novo espaço, fortalecendo a Educação e a Cultura de forma conjunta”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou que a requalificação marca uma nova fase para a instituição, que completa 190 anos em 2026. “Esta iniciativa vai fortalecer a formação de nossos estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional. O prédio será sede do CEEP em Música, agregando mais esse viés cultural à política de Educação Integral promovida pela SEC em toda a Bahia”, explicou.

O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou o papel do Teatro do ICEIA na história cultural de Salvador. “É o segundo maior teatro da cidade, sendo restaurado para ser devolvido à comunidade baiana. Será um espaço para a cadeia cultural e para a formação das artes, principalmente das artes cênicas”, disse.

Erguido entre 1937 e 1939, o teatro tinha capacidade original para 1.300 pessoas e foi, por décadas, o principal palco de Salvador até a inauguração do Teatro Castro Alves, em 1967. Já recebeu nomes como Elis Regina e o Grupo de Teatro Cacilda Becker.

Com a requalificação, o espaço terá mais de mil lugares e passará a contar com estrutura moderna para apresentações cênicas, musicais e audiovisuais. As obras incluem tratamento acústico, adequações de acessibilidade e a instalação de sistemas de iluminação, sonorização e projeção, além da construção de coxias, bastidores e novos equipamentos de palco.

Reforma do Teatro do ICEIA. Foto: Douglas Amaral – Ascom/SEC

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify