Ventura Profana, Nêssa, Maya, DICERQUEIRA, Vittor Adél, As Mambas, Nininha Problemática, Áurea Semiseria e Udi Santos. Foto: Divulgação.

De 13 a 15 de agosto acontece, no Instagram e YouTube do coletivo AfroBapho, o evento AFROBAPHOLab: Bahia is Burning, selecionado pelo edital Natura Musical. Serão três dias de atividades que conectam artistas independentes, música, dança e performances, por meio de uma programação gratuita de imersões artísticas e apresentações musicais. O evento terá shows de Ventura ProfanaNêssaMayaDICERQUEIRAVittor AdélAs MambasNininha ProblemáticaÁurea Semiseria e Udi Santos.

“Estamos construindo uma plataforma de mapeamento de artistas negros e LGBTIA+ do Nordeste. Criando narrativas de educação sobre questões de raça, gênero e sexualidade, através de websérie, roda de diálogos e workshop de artes integradas. E no final, celebraremos toda essa potência com apresentações musicais de artistas independentes da cena baiana. Mais do que nunca, acreditamos que o AfrobaphoLab é apenas um pontapé para um movimento de renovação no que se refere à produção cultural e artística na Bahia e no Brasil!”, conta Alan Costa, o fundador do Coletivo AfroBapho. 

“O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música e outras artes, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a arte e com o envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.